por Rotary Club de São Miguel do Iguaçu
Sob o lema de que “Uma árvore Importa”, o Rotary Club São Miguel do Iguaçu e a Associação das Senhoras de Rotarianos de SMI, juntaram forças para realizar este projeto incrível, Reflorestando o Brasil - Nascentes do Iguaçu.
O projeto é de autoria da Associação de Senhoras de Rotarianos de São Miguel do Iguaçu, pertencente ao Distrito 4640, onde que abraçou o projeto Reflorestando o Brasil da Coordenadoria Nacional da ASR.
A ASR-SMI, é sem sombra de dúvidas uma associação ativa em busca de projetos e ações que venham somar e melhorar a cidade em que atuamos.
A ASR procurou parcerias e mostrou o Projeto para o Rotary Club -SMI onde foi unanime a aprovação de todos os companheiros e assim o projeto iniciou com a força tarefa e apoio da ASR-SMI, Rotary Club -SMI, Governo Municipal SMI, Secretaria do Meio Ambiente, Horto municipal, ,Itaipu Binacional e da Escola Estadual Campo Dom Pedro II que envolveu seus alunos e incluiu esse projeto no calendário de atividades do ano letivo.
A escolha dos locais foi motivada pela recuperação de áreas degradadas visando conter a erosão e degradação do solo. E transformá-lo em um local de uso da comunidade para atividade de lazer. Reafirmando nossa preocupação que vai além de plantar árvores, mas também garantir o seu desenvolvimento, atender as necessidades da comunidade, trazer conscientização de preservação ambiental e proteção do planeta para as futuras gerações.
Foram plantadas até o momento 750 mudas de árvores nativas e 265 mudas frutíferas: Goiaba, Jabuticaba, Pitanga, Araçá, Gabiroba, Ameixa e Romã.
Foi definido dois locais para o plantio das mudas:
Área de proteção permanente ao longo do Rio Pinto e do Rio Leão;
Arredores do campo de Futebol do Grêmio Esportivo Avaí – distrito de São Jorge.
No dia 05/08/2022, ocorreu o ponta pé inicial do projeto na visita da Governadora do Rotary Club Anne Cristine G. S. Cavali e também com a visita da Coordenadora Distrital da ASR Marione F. P. Caregnatto, sendo plantadas 15 mudas pelos membros da ASR, Rotary Club e autoridades, em área de proteção permanente ao longo do Rio Pinto e do Rio Leão. As mudas de árvore foram doadas pelo horto municipal.
No dia 11/08/2022, ocorreu a entrega de mudas de árvores pela Itaipu Binacional para continuidade do projeto.
No dia 31/08/2022 ocorreu Plantio de 200 mudas nos arredores do campo de futebol do Grêmio Esportivo Avaí, no distrito de São Jorge.
No dia 16/09/2022 foi a preparação do terreno, pela Secretaria do Meio ambiente, para o plantio de mais 800 mudas nos arredores do campo de futebol do Grêmio Esportivo Avaí, no distrito de São Jorge. E a disposição do adubo utilizado no plantio.
Na data de 20/09/2022 foi realizada uma ação em comemoração ao Dia da Árvore: Palestra sobre Reflorestamento para os alunos do Colégio Estadual Campo Dom Pedro II. A palestra foi ministrada com o apoio da Secretaria do Meio Ambiente e dando continuidade neste dia foi realizado o plantio de 800 mudas de árvores nativas e frutíferas nos arredores do campo de futebol do Grêmio Esportivo Avaí, no distrito de São Jorge.
Ao todo já foram plantadas 1015 mudas nos locais definidos. Temos certeza de que as sementes produzirão muitos frutos.
A área plantada aos arrendores do campo de futebol do Grêmio Esportivo Avaí, no distrito de São Jorge foi dividido em lotes, e cada lote tem os responsáveis para acompanhamento do desenvolvimento das árvores. Ficando especificamente a cargo dos alunos da Escola Estadual Campo Dom Pedro II e da ASR SMI e do Rotary Club SMI. Já a área de preservação permanente ao longo do Rio Pinto e Rio Leão será acompanhada pela Secretaria do meio Ambiente.
História
Colégio de Governadores
Governadores Assistentes
Equipe Distrital
Clubes do Distrito
Rotary International
Brazil Office
Quantos Somos
Contato
Política de Privacidade
Junte-se a líderes
Troque Ideias
Entre em Ação
Áreas de Enfoque
Objetivos
Visão
Missão
Valores
Nossos Princípios