Projetos

Filtrar por:

Enxergando o futuro

Serão feitas triagem dos alunos do ensino fundamental I nas escolas municipais do município de Pato Branco. Exame este de acuidade visual. Em parceria com o Fórum de Pato Branco ( Poder Judiciário ) nos municípios que abrangem esta comarca ( Pato Branco , Vitorino, Itapejara do Oeste e Bom Sucesso do Sul ). Após a triagem serão selecionadas as crianças que necessitarão de avaliação oftalmológica completa para posteriormente receberem a correção visual necessária ( óculos ).

Postado em 15 de Abril de 2019 por Rotary Club de Pato Branco-Amizade

Banco de Leite Humano

Projeto com subsídio Global para implantação de um Banco de Leite Humano no Hospital São Lucas de Pato Branco, na cidade de Pato Branco, sudoeste do Paraná. Após visita ao Banco de Leite humano na cidade de Toledo/PR, foi procurado o Instituto de Saúde São Lucas de Pato Branco para ser parceiro no projeto. Após algumas reuniões com a finalidade de exppor a ideia do projeto, o ISSAL juntou-se ao projeto.  O projeto foi estimado em R$ 600.000,00, para a implantação de um banco de Leite Humano, o Rotary Club se compromete com R$280.000,00 para doação do equipamentos necessário, ficando por conta do hospital o espaço físico, móveis, capacitações. Os parceiros no projeto são o Rotary Club de Pato Branco-Amizade, Rotary Club of St. Catharines, Distrito 4640, Distrito 7090 e a Fundação Rotária.

Postado em 18 de Novembro de 2018 por Rotary Club de Pato Branco-Amizade

Capacitação para produção de materiais domissanitários em comunidades vulneráveis do município de Pato Branco

Um dos problemas encontrados em municípios como Pato Branco, está relacionado com a educação ambiental, pois mesmo havendo programas de recolhimento e tratamento de lixo, ainda há muito a ser melhorado e desenvolvido. Em geral, a população descarta seu lixo, e, sem conhecimento, não prevê a possibilidade de reutilização de alguns materiais, o que amenizaria problemas ambientais. A cultura de “apenas descartar o lixo”, em geral é praticada por todas as classes sociais, destacando algumas empresas e indústrias, as quais geram grandes quantidades de resíduos que podem ser utilizados como insumos para a produção de diferentes produtos em associações e cooperativas visando a distribuição de renda em comunidades vulneráveis.     Muitos produtos domissanitários podem ser produzidos a partir de materiais que são descartados no ambiente e/ou lixo, tendo como exemplo, o sabão, o qual pode ser produzido a partir de óleo usado, e ainda, para o seu processo de produção é possível reaproveitar muitos resíduos, como embalagens de leite (caixa) para moldes. A partir do sabão base produzido a partir de insumos reaproveitados, é possível se obter outros produtos com maior valor agregado, como sabão e sabonete líquidos, sabão medicinal, sabões artesanais, entre outros, que podem ser elementos geradores/complementadores de renda para a população. O óleo usado é, geralmente, armazenado e descartado sem qualquer tratamento em cozinhas de creches, escolas municipais e por restaurantes. Além do óleo usado, para a produção de sabão é utilizado o sebo de origem animal, o qual é gerado por frigoríficos. Outro material que pode ser utilizado para a produção de sabão é a glicerina, a qual agrega maior qualidade ao produto final, sendo que algumas indústrias descartam esse composto. Por meio de parcerias entre as associações ou cooperativas é possível que os insumos que geralmente são descartados sejam destinados às mesmas, e para aqueles precursores que apresentam custo para aquisição, como a glicerina, o valor poderá ser reduzido. A produção de produtos domissanitários pode ser um tema gerador de conhecimento e de mudanças na comunidade, pois com esse projeto, pretende-se capacitar profissionalmente membros de comunidades vulneráveis para a produção e venda de sabão.

Postado em 21 de Novembro de 2018 por Rotary Club de Pato Branco-Amizade

Seu Lacre + Tampinha do Bem

A ideia de realizar esse projeto também em Pato Branco, que acontece em inúmeras cidades, surgiu mediante a leitura da Revista Rotary Brasil, quando pensamos, por que não fazer esse projeto aqui? Depois disso, elaboramos a campanha do projeto e desenvolvemos os adesivos, começando com a distribuição dos galões para arrecadar os lacres e tampinhas. Após questionamentos em não arrecadar as tampas metálicas, ampliamos o projeto com mais este item para arrecadação. As fases do projeto consistem em arrecadar material suficiente para venda, e com o dinheiro é realizado a compra da cadeira de rodas e/ou caixas de leite. Sobre os materiais arrecadados, são realizadas cotações em empresas do ramo, para que se tenha o melhor preço da matéria-prima.

Postado em 21 de Novembro de 2018 por Rotary Club de Pato Branco-Amizade

Geladeira Solidária

Foram adquiridas duas geladeiras com o objetivo de distribuir lanches solidários estrategicamente colocadas em dois pontos de assistência à saúde dos pacientes que vem de 24 municípios da região sudoeste para tratamento de saúde. Uma geladeira no Consorcio Intermunicipal de Saúde do Sudoeste (CONIMS), e outra na Fundação Sudoestina de Combate ao Câncer. Foi identificado a necessidade social em virtude da distância e do tempo que estes pacientes permanecem no município para os tratamentos de saúde, muitas vezes sem a condição de adquirir alimentos.

Postado em 28 de Março de 2019 por Rotary Club de Pato Branco-Amizade

Localizar site dos clubes