Projetos

Filtrar por:

Empoderamento de Meninas - Defesa Pessoal/ câncer de Mama/ arrecadação de absorventes

O Rotary Club de Francisco Beltrão-Novas Gerações em parceria com a Academia de Jiu-Jítsu Gracie Barra de Francisco Beltrão, realizou nesta terça-feira, dia 26 de outubro de 2021, dentro do Projeto: “Empoderamento de Meninas”, um Seminário de Defesa Pessoal para Mulheres. O Projeto é incentivado pelo Presidente 2021-22 do Rotary International, Shekhar Mehta, que visa fortalecer o espaço da mulher assegurando que tenham acesso à educação, recursos, serviços e oportunidades para que as futuras gerações de mulheres líderes tenham as ferramentas necessárias para o sucesso.

Postado em 11 de Fevereiro de 2022 por Rotary Club de Francisco Beltrão-Novas Gerações

O Legítimo Atleta

O projeto “O Legítimo Atleta” existe há 5 anos, com aulas ministradas semanalmente para crianças da comunidade, antigamente na sede da Amarbem, em Francisco Beltrão, hoje no centro de convivência Sensibilizar, na mesma cidade. Há 3 anos com expansão para a integração de paratletas do jiu-jitsu que treinam na sede da Gracie Barra – Centro, em Francisco Beltrão. As aulas de jiu-jitsu são ministradas pelo menos 2 vezes por semana para os usuários do centro de convivência e alguns alunos, ao demonstrarem dedicação e responsabilidade também participam de aulas na escola Gracie Barra de artes marciais, tendo vestuário disponível. Os paratletas têm praticado o jiu-jitsu em aulas conjuntas para atletas convencionais (sem deficiência), na sede da Gracie Barra Francisco Beltrão – Centro e, assim, conseguem desenvolver melhor as técnicas com o auxílio e suporte de outros alunos regulares.

Postado em 11 de Fevereiro de 2022 por Rotary Club de Francisco Beltrão-Novas Gerações

Projeto Vigilância das Águas - Ações Ambientais

Uma das áreas de enfoque prioritário do Rotary Internacional tem sido as iniciativas voltadas para a proteção do meio ambiente. Neste contexto, o Rotary Internacional tem apoiado iniciativas que foquem na conservação dos recursos naturais, sustentabilidade ecológica, e que fomentem a harmonia entre a comunidade e o meio ambiente. Inclusive, a Fundação Rotária tem apoiado a pauta da proteção dos recursos hídricos, em conjunto com outras demandas como a agroecologia e práticas sustentáveis de agricultura, a educação para promover comportamentos que protejam o meio ambiente e as questões de justiça ambiental e preocupações relacionadas à saúde ambiental pública. O Sudoeste do Paraná, região sede do Rotary Clube Novas Gerações de Francisco Beltrão, caracteriza-se pela abundância de rios que servem de fonte de captação de água para abastecer o consumo humano dos municípios, pertencentes à Bacia do Rio Iguaçu. Esta região caracteriza-se pela forte presença da agricultura familiar, e pelo cultivo convencional de alimentos e monoculturas com o emprego de pesticidas. Estima-se que o consumo de pesticidas desta região seja significativamente elevado em função do solo fértil e clima ameno, que favorecem o plantio de culturas o ano todo, mas oferece um risco potencial de contaminação do ambiente e de pessoas. O uso de pesticidas nesta região vem sendo documentado por especialistas, que apontam preocupação com a contaminação acidental das águas dos rios da Bacia do Iguaçu, oferecendo potenciais riscos para a saúde do ecossistema e da população local. Neste contexto, o Rotary Clube Novas Gerações recebeu a demanda de um projeto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Campus de Francisco Beltrão, o qual solicitou apoio para iniciar um Núcleo de Vigilância das Águas do Sudoeste, através da realização de monitoramento dos níveis de pesticidas na água de consumo humano desta região. As atividades consistem no levantamento de dados fornecidos pelo Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano do Ministério da Saúde sobre os níveis de contaminação por pesticidas que potencialmente oferecem risco à saúde humana nos 27 municípios que compõem a 8ª Regional de Saúde do Paraná. Estes dados serão utilizados para confecção de um relatório técnico que pautará a elaboração de um documento a ser discutido com as lideranças, gestores e comunidade local.

Postado em 11 de Fevereiro de 2022 por Rotary Club de Francisco Beltrão-Novas Gerações

13 º Campanha de Orientação e Detecção do Diabetes

 PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE DOENÇAS  Ano Rotário: 2021-2022 Introdução: De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil é o quinto país com maior incidência de diabetes no mundo, com mais de 15 milhões de adultos afetados pela doença. A elevada prevalência do diabetes deve-se em grande parte à combinação de fatores de risco presentes na vida moderna, como o consumo excessivo de calorias, obesidade e sedentarismo.  Mundialmente, o diabetes configura um importante problema de saúde pública, e acredita-se que boa parte dos indivíduos afetados não tenha conhecimento de que possui a doença. Por se tratar de uma doença silenciosa, é essencial que seu diagnóstico seja feito de forma precoce, visando a implantação de um tratamento eficaz ainda no início dos sintomas para evitar as possíveis sequelas associadas ao descontrole glicêmico. Assim, campanhas de conscientização, detecção e prevenção do diabetes têm sido realizadas ao redor do mundo, principalmente com o objetivo de detectar a doença na população geral e encaminhar os portadores para acompanhamento médico o mais precocemente possível. Neste contexto, o Rotary Club de Francisco Beltrão-Novas Gerações desenvolve pelo xxxx ano consecutivo a “Campanha de Detecção e Orientação do Diabetes” que atende a população do município de Francisco Beltrão e região com a distribuição de mensagens educativas e realização de exames de glicemia capilar afim de identificar aqueles indivíduos que estão sob risco de desenvolver a doença e orientá-los sobre a necessidade da procura de um serviço de saúde para confirmação do diagnóstico e instituição de tratamento adequado.

Postado em 11 de Fevereiro de 2022 por Rotary Club de Francisco Beltrão-Novas Gerações

Natal presente 2021

O objetivo é proporcionar um Natal mais feliz a essas crianças atendidas pelo CAF que atende às famílias inseridas na instituição que possuem qualquer situação de vulnerabilidade social.

Postado em 16 de Dezembro de 2021 por Rotary Club de Marechal Cândido Rondon

Localizar site dos clubes